Queda Capilar

Queda Capilar: Falta de vitamina D e estresse

Oi oi linda, tudo bem? ☺️

No dia 19 de julho, eu fiz um post falando que estava parando com o desafio do Óleo de Rícino (Se quiser conferir, clique aqui), pois meu cabelo estava caindo muito, de novo! 😥

No post eu deixei bem claro que não tinha nada haver com o desafio, que o problema estava no meu organismo e que ia fazer uns exames e voltava pra explicar melhor e aqui estou. 😌

Antes de pegar o exame, eu cheguei a pensar que era anemia, pois a alguns anos, eu tive, o que foi a causa da minha primeira queda de cabelo, porém quando voltei na médica, ela me disse que eu estava com falta de duas vitaminas: vitamina D e Cromo.

Contei pra ela tambem que estava muito agitada, ansiosa e mudava de humor fácil: estava tudo bem e em cinco minutos estava triste e nervosa  (nessa parte minha mãe concordou e falou que não tava me aguentando 😂 ) – A vida não ta fácil e cada um arruma um jeitinho de lidar com isso. Uns tem mais facilidade, outros não. Eu estou bem ansiosa  por causa do ENEM e porque estou me formando esse ano. A pressão está grande! – Então ela me disse que eu estava com alto nível de estres, o que poderia ser o principal motivo da minha queda capilar.

Sabendo qual era o problema, comecei a tomar os remédios e a pesquisar mais sobre a falta desses nutrientes. Isso tem quase 2 meses ( me desculpem 😬 ), e ja estou na segunda caixa das vitaminas D e cromo e pretendo começar a tomar uma vitamina para o cabelo que ela me indicou: Eximia Fortalize (Se já usou, deixe nos cometários o que achou, por favor. Se quiserem, quando começar o tratamento faço o acompanhamento pra vocês. 😊 )

Vou fazer um resumo, deixando os sites caso queiram saber mais, sobre a importância da vitamina D, para cabelo e o que a falta dele provoca e sobre o estresse:

Vitamina D

“Segundo estudos, a perda dos fios pode estar diretamente ligada à ausência da substância. Isso acontece porque a ação da vitamina D vai muito além do que se conhece, já que os folículos pilosos presentes no couro cabeludo concentram uma alta quantidade de receptores do nutriente, que também colabora para o crescimento e maturação dos fios.”                                                                                                                          (cabeloecalvicie.com)

“A vitamina D ajuda no desenvolvimento e crescimento saudável do cabelo e da maturidade dos folículos pilosos. Alguns ácidos graxos desta vitamina ajuda a eliminar a caspa, psoríase do couro cabeludo  e também a perda de cabelo  regulando o fluxo dos óleos que nutrem o colágeno (tecido que prende o cabelo abaixo da pele). Ela  ajuda na absorção do cálcio  que é também importante para o crescimento do cabelo.”                                                                                                                                   (Saúde e Fitness)

Eu até descobri que a falta de vitamina D, poderia ser a causa das minhas mudanças de humor e estress:

“A deficiência da VITAMINA D pode causar muitos sintomas como: coriza (nariz escorrendo) dando a impressão de que esta sempre resfriado, fadiga (falta de disposição) , muito sono, nas mulheres causa falta de menstruação , estado constante de STRESS, mudança rápida de humor, tensão, dificuldade de concentração e falta de paciência. Outro sinal da falta da VITAMINA D É PSORIASE (feridas na superfície da pele e couro cabeludo).”                                                                                  (Rama Shakti)

vitaminaD_sol.jpg

Fontes de vitamina D

“Apesar de estar presente em alimentos de origem animal, estas comidas não possuem a quantidade de vitamina D que o organismo necessita. Por isso, para evitar a carência da substância é importante tomar de 15 a 20 minutos de sol ao dia. Braços e pernas devem estar expostos, pois a quantidade de vitamina D que será absorvida é proporcional a quantidade de pele que está exposta.

Ao se expor ao sol para obter a vitamina é importante não passar o filtro solar. Para se ter uma ideia, o protetor fator 8 inibe a retenção de vitamina D em 95% e um fator maior do que isso praticamente zera a produção da substância. Para evitar o câncer de pele, após os 15 a 20 minutos recomendados para obter a vitamina, passe o protetor solar.”                                                                                                        (minhavida)

arrancar_cabelos

Estresse

“O nosso corpo tem uma enorme capacidade de se adaptar ao estresse, mas, ainda assim, ha um limite. A compensação que ele e obrigado a fazer para dar conta dos agentes estressores ao longo de toda a vida pode desencadear problemas físicos e distúrbios psíquicos – durante e depois da exposição ao agressor. E, assim como outras doenças do couro cabeludo e da pele em geral, a perda excessiva dos cabelos é um exemplo disso, sendo influenciada pelas altas taxas do hormônio cortisol no organismo, ao longo de um estresse contínuo.

Desta forma, uma vez que o hormônio do estresse pode contribuir na queda dos fios, é muito importante a realização de alguma atividade física regular, para ajudar na sua prevenção. Além de diminuir as taxas de cortisol, os exercícios físicos também aumentam a liberação de endorfinas, chamadas de “hormônios do prazer”. Sem contar que a movimentação do corpo facilita a circulação sanguínea e, consequentemente, a melhor nutrição e a absorção dos elementos ativos pelos fios.”                                                                                                             (Tricosalus Clinics)

Desde de que comecei a tomar as vitaminas, me sinto bem melhor. As variações de humor diminuíram bastante, assim como a queda de cabelo. Agora é correr atras do prejuízo.  😅

Espero que este post sirva de grande ajuda pra vocês.  E que vocês fiquem atentos, pois a falta de vitamina D pode causar muitas doenças sérias.

Se cuidem e tomem sol!🌞

Beijão 💋💋

 

37 comentários em “Queda Capilar: Falta de vitamina D e estresse

  1. Acho que vou comprar essa vitamina que você está usando, porque deve trazer ótimos benefícios. Acho que estou com falta de vitamina D. Porque meu cabelo estão frágil e está caindo um pouco. E gostei da indicação da vitamina, parece ser muito bom!
    Super beijo. Amei seu blog 💞

    Curtido por 1 pessoa

  2. Eu tive e ainda tenho esse problema da Vitamina D, ficar em casa e não tomar sol é um dos fatores que faz a gente ter a falta dela, mas o stress só ferra a vida, juro. Na época do TCC da faculdade, eu estava tão stressada que meu cabelo caia MUITO, bolos e mais bolos, depois que essa época passou, meu cabelo começou a se recuperar aos poucos.

    Adorei você ter falado sobre isso

    Beijos

    Camila Nascimento | Books Click
    http://www.booksclick.com.br

    Curtir

  3. Lendo teu post to achando que o meu cai por estresse mesmo. kkkk
    Sobre a falta de vitamina pode ser tbm, 😦 Já que as unhas quebram facil, acho que esse é um sinal também, né??? Eu até como certinho, mas nunca fico no sol. 😦 Não gosto muito

    Beeijos e parabéns pelo post mega útil

    Curtir

  4. Ótimas dicas, adorei! Vitamina D é ótima né? Faz bem para tudo hahah ando meio estressada com alguns problemas e isso realmente está interferindo nas minhas madeixas… Quero ver se esse final de semana consigo fazer uma super hidratação e, claro, usar ampolinhas de vitamina D!

    Beijinhos

    Curtido por 1 pessoa

  5. Post bem esclarecedor, entendo sua pressão em relação a formatura, ENEM e escolher uma carreira que é muito importante, acaba sendo uma mudança muito grande de vida. sobre a falta de vitamina D no organis não sabia que influenciava a queda dos fios não, foi muito esclarecedor. Super beijo

    Curtir

  6. Muitíssimo interessante o seu post! Primeiro porque alerta que nem sempre o problema será resolvido usando produtos! Segundo que agora, que você sabe o real problema da queda dos seus cabelos, você pode tratar de uma forma mais focada!
    De fato, uma alimentação ruim e o stress causam coisas que nem percebemos no nosso corpo…alguns dão sinais, outros não!
    Espero que você melhore e que resolva logo o seu problema de saúde 😉
    Beeeijos e adorei o post, parabéns e sucesso!

    Curtido por 1 pessoa

  7. Recentemente também tive esse problema 😥 Comecei a me sentir estressada e meu humor mudava muito rápido, além de dores no corpo. Fui no médico e o mesmo me recomendou Gamax, que além de ajudar na queda de cabelo, faz bem para a gengiva. Mesmo custando um pouco caro, super recomendo ❤

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário